História do Método de Pilates
O Método de Pilates foi criado nos anos 20 por Joseph Hubertus Pilates, que nasceu na Alemanha dia 10 de Dezembro 1883 e morreu a 9 de Outubro 1967.
A sua mãe era uma Naturopata Alemã e o pai um ginasta premiado de origem Grega.
No desenvolvimento do método, une o melhor dos dois mundos, exercícios orientais e ocidentais. Uniu filosofias de contemplação, relaxamento e ligação entre corpo, mente e espírito. Ao mesmo tempo que aumenta a força, a resistência, o controlo do corpo, a flexibilidade e a intensidade do movimento, trazendo benefícios para pessoas de todas as idades.
O Método de Pilates tem como base o conceito de contrologia. Este conceito consiste no controlo consciente da respiração e de todos os movimentos do corpo. É a correta utilização e aplicação do corpo humano, entendimento dos princípios de força, mobilidade, equilíbrio e gravidade.
Joseph foi uma criança com graves problemas de saúde, sofrendo de asma, raquitismo e febre reumática. Talvez por isso tenha dedicado a sua vida a tornar-se fisicamente mais forte. Ainda jovem começou a praticar musculação, mergulho, esqui, ginástica… entre outros, mas mais tarde, o seu desporto de eleição foi o pugilismo.
Aos 16 anos tinha um corpo atlético, sendo por isso convidado para ser modelo de desenho anatómico. Mais tarde, em 1912 muda-se para Inglaterra onde começa a ganhar a vida como lutador de boxe, artista de circo e treinador de defesa pessoal.
Em 1914 no inicio da 1ª Guerra Mundial, Joe (como lhe chamavam) foi levado para o exílio num campo em Leicester e mais tarde, na Isle of Man em Inglaterra, cria e desenvolve programas de “ginástica” para os pacientes internados no hospital.
Assim, começa a dar treinos, a criar e desenvolver os primeiros equipamentos. Utilizava as camas, cadeiras, molas, cabos … para ajudar os pacientes a recuperarem.
Ganha reputação, quando o surto de gripe espanhola, que matou milhares de homens, não atingiu nenhum dos homens treinados por si.
Após a 1ª grande guerra, continua a desenvolver o seu programa na Alemanha em Hamburgo com as forças policiais. Ao mesmo tempo trabalha com Rudolf von Laban e com Mary Wigman (ambos coreógrafos).
Em 1962 decide viajar para Nova York, onde conhece a futura mulher, Clara.
Assim que chegou a Nova York, abre um estúdio na 8th Avenue, atingindo rapidamente notoriedade no mundo da dança.
No inicio dos anos 60 Joseph tinha como clientes Jorge Balanchine, que o convidou a treinar bailarinas do New York City Ballet.
Nessa época, centenas de jovens começam a treinar um método que conhecem como Crontrologia, mas mais tarde fica conhecido pelo seu apelido “Pilates.”
Joe deu aulas com grande vitalidade para além dos 80 anos.
Por isso, podemos dizer que há um único Método de Pilates, mas com uma grande variedade de interpretações, variações e progressões. Segundo Lolita San Miguel, Joe ensinava os alunos de diferentes formas, consoante as suas necessidades.
O método de Pilates torna-se reconhecido no mundo da dança, saúde, desportos, revistas, estúdios, escolas, medicina, entre outros por todo o mundo até aos dias de hoje.
The New York Times afirmou “Um leão branco com olhos azuis de aço, (um era de vidro perdido numa luta de box), pele cor de mogno e aos 80 anos, tão ágil, quanto um adolescente”.